LIGHTSHED é um estúdio situado no Brooklyn em New York, que pensa ativamente sobre o nosso entorno e como implantar projetos que funcionam melhor, inspiram e estimulam os nossos sentidos.
Assim é o projeto SUM house, residência desenvolvida para um casal de aposentados, que otimiza métodos sustentáveis de gerar sua própria energia, água e fornecimento de alimentos.
O telhado na forma de asa de borboleta, maximiza a recolha de águas pluviais, enquanto a maior parte é coberta com painéis fotovoltaicos, e está orientado para o sul maximizando a coleta de energia solar.
Logo abaixo das bordas externas dos dois telhados temos janelas com grades para permitir o melhor aproveitamento da luz natural de forma confortável.
Os espaços comuns são centrais e espaçosos para encontros e de fácil navegação. O eixo destes espaços comuns também se estende em pátios ao ar livre na frente e na parte de trás da casa. Os quartos, a área de pintura e fitness são perpendiculares ao eixo público criando um senso de privacidade.