A flutuação do iceberg decorre do fato físico dele apresentar gelo de água doce, cujo a massa específica (ou densidade absoluta), é menor que a água do mar, por ser solução salina. Assim, pelo Princípio de Arquimedes, o iceberg necessariamente flutua na água do mar.
Desse fato concreto da natureza decorre o dito popular (conotativo) de que “isto ou aquilo é apenas a ponta do iceberg”, para se referir a algo que aparenta ser de simples enfrentamento ou solução, quando, na verdade, é de complexidade ou envergadura consideravelmente maior, a inspirar, pois, por cuidados maiores que os apenas evidentes.
Tendo como paralelo o ditado popular a respeito do iceberg, a Agência Quê Comunicação criou uma série de cartazes para promover a Fundação OndAzul que é uma organização não-governamental, com foco em proteção e preservação dos recursos hídricos como ecossistemas associados.
Créditos: Cliente: Ondazul Diretor de Criação: Eduardo Almeida e Chiquinho Lucchini Redator: Eduardo Almeida Direção de Arte: Rodrigo Ribeiro Ilustrador: Rodrigo Ribeiro